Bem-vindos(as) ao mundo das caneta tinteiro!

 


Oi pessoas, tudo bem com vocês?

Ultimamente eu tenho estado apaixonada por um novo hobby que gostaria de compartilhar com vocês: as canetas tinteiro!

Minha curiosidade sobre esse material começou depois que eu comecei a acompanhar o instagram da mestra Hoshino, autora mangaká de D. Gray-man, (@katsura_5600) onde ela apresenta várias cores de tinta, vários tipos de caneta e até mesmo lançou dentro da marca Lamy uma coleção inspirada em D. Gray-man!

Aqui no Brasil a gente costuma imaginar que os únicos que usam canetas tinteiro são pessoas importantes, com status, que usam essas canetas chiques somente para assinar documentos importantes, mas não é bem assim lá fora.

Eu imagino que o maior motivo para que as pessoas não usem esse tipo de material por aqui são os preços exorbitantes, tanto das canetas quanto das tintas. No entanto, descobri que a gente pode começar a experimentar esse novo universo por menos de 30 reais se comprarmos os modelos de entrada feitos na China. 

Eu ainda sou iniciante no assunto, mas tenho acompanhado canais e blogs sobre o assunto (inclusive recomendo o canal Herói de papel do youtube que ensina bastante coisa[https://www.youtube.com/c/Her%C3%B3idePapel]) então acho que posso sanar algumas dúvidas que possam surgir sobre o material, então vamos lá!


1- Por que usar caneta tinteiro?

Para quem precisa ou gosta de escrever muito ou desenhar, a caneta é tinteiro é perfeita porque ela desliza sobre o papel,  não exigindo tanta força para escrever quanto uma caneta esferográfica comum ou o lápis por exemplo, o que cansa menos a mão e o pulso. Além disso, as canetas tinteiro são recarregáveis, o que as tornam mais sustentáveis e possuem um leque de cores maior do que se imagina.  

2- Elas só servem para escrever?

Não, podem ser usadas para desenhar também. Existem pontas de caneta mais flexíveis como a fude nib que permitem maior variedade de traços, mas as pontas comuns também podem ser usadas sem problemas. Existem uma variedade enorme de tamanho de penas, então meio que vai do gosto do freguês. Eu por exemplo gostei bastante da ponta extra fina, mas não gostei muito da pena 0.7 de modelo italiano (as de modelo italiano são as que não possuem bolinha na ponta da caneta, elas são retas), porque a segunda veio com um defeito e solta muita tinta do nada.

3- E o preço?

Existem canetas excelentes, de diversos pesos, materiais, cores e principalmente de níveis de atrito no papel. Como modelo de entrada eu sugiro as canetas de marcas chinesas como a Jinhao ou a Bocai, por elas serem mais leves e baratas. O preço tem oscilado entre 5 a 14 reais. Já a tinta, sugiro a Karkos, que é a mais comum e barata, com cerca de 10 cores diferentes para escolher. Ela é solúvel em água, então não vai aguentar técnicas de aquarela, mas funciona super bem com marcadores à base de álcool.

4- E a tinta? Posso usar nanquim?

Na verdade, as tintas indicadas para as canetas tinteiro são bem aguadas, justamente para evitar entupir a caneta, tanto é que se cair água sobre a tinta ela se dissolve. A composição do nanquim geralmente é carregada de partículas de carbono que entopem a caneta, e se isso acontecer é um abraço, você corre o sério risco de perder sua caneta.

 No entanto, para a salvação da pátria existem marcas de tinta voltadas para caneta tinteiro que são resistentes à água, estas que são utilizadas para assinar documentos importantes ou simplesmente para aguentar um pouco mais técnicas aguadas como a aquarela. O ilustrador Mattias Adolfsson (@mattiasink)por exemplo costuma utilizar as tintas  DeAtramentis, Noodlers e a Platinum Carbon Ink em suas obras maravilhosas. Mas para quem mora no Brasil essas tintas podem custar cerca de 90 reais, então eu acredito que a melhor marca custo benefício para este propósito seja a Pelikan Document Proof (não confundir com a da série mais comum, a 4001), mas como ainda não testei, não vou dar essa certeza. Quando eu comprar uma dessas, vou apresentar para vocês.

Ah, e sobre a Karkos, eu comprei recentemente a cor preta imaginando que ela resistiria à água da mesma forma que em um vídeo que eu vi de uma pessoa testando essa marca. Infelizmente para mim, não funcionou, não sei se mudaram a fórmula ou algo assim, triste.  

5- Quais são os modos de recarregar?

Existem três maneiras, as mais comuns são por cartuchos (refis descartáveis), por conversor e por pressão. 

Eu particularmente gosto mais do conversor, porque ele pode ser recarregado manualmente sem precisar de uma seringa fina como no caso do refis descartável e é mais fácil de limpar do que o de uma caneta de pressão.

Os cartuchos são mais práticos do que o conversor, mas não costumam durar muito e dependendo da caneta existem modelos exclusivos, o que te obriga a comprar somente daquela marca.

Já a caneta de pressão se assemelha bastante ao conversor, mas ela costuma ser acoplada na caneta, ou seja, para limpar, você meio que tem que desmontar a caneta. No entanto, parece que as canetas desse modelo costumam armazenar mais tinta do que as outras duas. 

6- Posso trocar as cores em uma mesma caneta, ou tenho que comprar uma caneta para cada tinta?

   Depende. Você consegue trocar a cor da caneta se lavar com água corrente a caneta e o conversor, mas dependendo da quantidade de cores e de canetas, é aconselhável ter pelo menos uma proporção de três canetas para quatro tintas por exemplo. Vai do gosto e do bolso de cada um. Eu tenho tido um certo problema por ter 4 tintas e duas canetas, então resolvi comprar mais uma pelo menos.

7- Quais os cuidados que devo tomar?

Basicamente, lavar sempre que for trocar de cor, limpar de tempos em tempos, tampar a caneta após o uso e principalmente não deixar a ponta de pena cair. Se a pena for danificada, é bem problemático de arrumar, então geralmente as pessoas acabam tendo que comprar outra.


Bem, por enquanto é isso! Talvez eu transforme esse conteúdo em vídeo no futuro, mas ainda não prometo nada, desculpem(-w-;) Se alguém tiver alguma dúvida ou souber de mais alguma coisa para contribuir, por favor deixem nos comentários! Até loguinho!  :D


#canetastinteiro #tintascanetatinteiro #tintaresistenteaagua #fountainpen #nib

Comentários